Centro de Atividades Ocupacionais

 

CENTRO DE ATIVIDADES OCUPACIONAIS (CAO)

“O Centro de Actividades Ocupacionais (CAO), para pessoas com deficiências e incapacidades, tem como principal objectivo promover e disponibilizar condições que contribuam para uma vida com qualidade através do desempenho de actividades com vista ao desenvolvimento das suas capacidades, como seres activos, criativos e criadores.”
Manual de Processos Chave, CAO, Segurança Social

Prestamos apoio a 30 jovens e adultos e, a nossa missão é prestar um serviço adequado às especificidades de cada jovem adulto. O CAO é composto por 6 ateliers.

  • Atelier de Carpintaria, desenvolve trabalhos de restauro e elabora obras de arte (esculpida e/ou transformada em peças utilitárias ou estéticas).
  • Atelier de Lavandaria, tem como objectivo principal tratar das toalhas do refeitório, bem como de edredões e cobertores de pessoas externas à Instituição.
  • Atelier de Multimédia, além de ter como objectivo a promoção de actividades pedagógicas, faz os cartazes de divulgação de actividades e dinamiza a página do Facebook.
  • Atelier de Actividades de Vida Diária (AVD), está dividido em duas salas e realiza tarefas domésticas, no sentido de manter a autonomia dos clientes.

Por fim, o Atelier de Qualidade de Vida e Bem-Estar tem como objectivo principal proporcionar conforto e, tal como o nome indica, qualidade de vida.
Todos os ateliers estão interligados, bem como interagem com a restante comunidade escolar e desenvolvem além do trabalho específico de cada atelier actividades comuns e temáticas.
Os serviços prestados pelo CAO, são complementados com actividades desportivas, nomeadamente Educação Física e Natação, bem como, apoio de Técnicas de Terapia Ocupacional, Terapia da Fala, Fisioterapia e Psicologia.

logo_rodape_escola