CRI

CENTRO DE RECURSOS PARA A INCLUSÃO (CRI)

Por despacho de Sua Excelência a Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, exarado em 2011-10-17, foi autorizado o montante financeiro para o pagamento apoio dos técnicos, desenvolvimento de PIT de acordo com o Plano de Ação do para CRI/Instituição de Educação Especial com Projecto de Continuidade apresentado.
Esta Resposta social apoia alunos com Necessidades Educativas Especiais, cujas idades se situam entre os 6 anos 18 anos, abrangendo os quatro agrupamentos do concelho de Paços de Ferreira. A Sua admissão é da competência dos órgãos de administração e gestão das escolas, responsáveis por efectuar o levantamento de necessidades, e elaborar o Plano de Acção em parceria com a OSCSC. A admissão é efectuada por homologação do Ministério de Educação.
A operacionalização é efectuada com a rentabilização dos recursos existentes na Instituição, e com a máxima participação activa dos parceiros envolvidos, no sentido de minimizar as necessidades sentidas e prestar o apoio necessário de acordo com as características individuais e necessidades específicas dos alunos, modificando atitudes discriminatórias e criando uma sociedade acolhedora e inclusiva, através da construção de uma escola o menos restritiva possível.
Assim os apoios que beneficiam são:
Apoio à avaliação especializada das crianças e jovens com necessidades educativas especiais de carácter permanente; Apoio à elaboração, implementação e acompanhamento de Programas Educativos Individuais Desenvolvimento de respostas educativas no âmbito da educação especial, entre outras, terapias da fala, terapia ocupacional, fisioterapia, e hidroterapia; Apoio à transição das crianças e jovens para a escola e para a vida pós-escolar, nomeadamente a transição para o emprego, ao nível dos ateliers existentes no Centro de Actividades Ocupacionais.

logo_rodape_escola