Projeto Educativo

Plano de Atividades 2018-2019PROJETO EDUCATIVO

PRINCÍPIOS EDUCATIVOS
Um Projecto (Educativo), qualquer que seja, compreende sempre um conjunto de intenções, de motivações, de interesses variados e está sujeito a alterações, supressões ou acrescentamentos de acordo com a situação contextual em que a escola se insere e as expectativas de todos os agentes directa e indirectamente implicados no processo de ensino –aprendizagem. O Projecto Educativo aparece, pois, como a expressão e caracterização do exercício da autonomia de uma comunidade escolar.

Os quatro pilares da Educação são conceitos de fundamento da educação baseado no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors, onde se propõe uma educação direcionada para os quatro tipos fundamentais de educação:

  • Aprender a conhecer

Despertar em cada aluno a sede de conhecimento, a capacidade de aprender cada vez melhor, ajudando-os a desenvolver as armas e dispositivos intelectuais e cognitivos que lhes permitam construir as suas próprias opiniões e o seu próprio pensamento crítico. No fundo é elevar o pensamento dedutivo e o intuitivo como forma a chegar às suas próprias conclusões e estimular a a aventurar-se pelos domínios do saber e do desconhecido.

  • Aprender a fazer

Consiste essencialmente em aplicar, na prática, os seus conhecimentos teóricos. Focamos aqui a comunicação, não só o aprender a fazer, mas essencialmente, aprender a transmitir e a interpretar.

  • Aprender a viver com os outros

o combate ao conflito, ao preconceito, às rivalidades milenares ou diárias. Se aposta na educação como veículo de paz, tolerância e compreensão

  • Aprender a ser

Na incessante procura de formar indivíduos autónomos, intelectualmente ativos e independentes, capazes de estabelecer relações interpessoais, de comunicarem e evoluírem permanentemente, de intervirem de forma consciente e proativa na sociedade.

 

"SOMOS NATUREZA"

SOMOSNATUREZA

Para o triénio de 2017 – 2020, as respostas educativas da Obra Social terão como tema de fundo “SOMOS NATUREZA”

A finalidade das nossas respostas educativas, visa a criação de um ambiente saudável que permita à criança o seu desenvolvimento global, respeitando o ritmo individual de cada um, e criando para todo igualdade de oportunidades de acesso a experiências. Acreditamos que a criação de condições de participação e o respeito por cada uma das nossas crianças, fará com que cada uma cresce de forma feliz e saudável.

No final de ano lectivo, cada criança terá mais e melhores conhecimentos em relação aos temas em estudo, mas terá sobretudo mais e melhores condições de ser cidadão responsável, consciente e crítico, expressando-se de forma livre e adequada, respeitando e fazendo-se respeitar.

Como falar de Natureza é algo muito abrangente, resolvemos dividir o nosso projeto em 3 subtemas, para assim tornar o nosso Projeto Educativo fluído e motivador. A tabela seguinte revela como será divido este projeto nos próximos 3 anos lectivos:

ANO LETIVO 2017/2018 - "Os Nossos Vizinhos - Animais e Plantas" | ANO LETIVO 2018/2019 - "O Ciclo da Água" | ANO LETIVO 2019/2020 - "Vamos Proteger a Natureza"

 

OBJETIVOS GERAIS DO PROJETO EDUCATIVO

- Mobilizar escola (alunos, professores e demais funcionários da escola), pais de alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente, saúde e qualidade de vida,  na escola, na comunidade local, valorizando o pensamento, a criatividade, através da dramatização e danças, artes cênicas, envolvendo a imersão das crianças nas diferentes linguagens, vivenciando o dia-a-dia da cultural rural na comunidade. 

- Desenvolver com as crianças ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais, como desperdício de água e poluição sensibilizando-os sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia como: poluição, desmatamento, queimadas, extinção de animais e outros estimulando assim o amor pela conservação da natureza.

- Incentivar o culto de Valores Ecológicos

- Promover uma mudança de Atitudes e Comportamentos face ao Ambiente
- Compreender as inter-relações Animais-Plantas-Meio/Habitat-Homem

OBJETIVOS ESPECIFICOS DO PROJETO EDUCATIVO

 - Alertar as crianças para as mudanças do clima em todo o ecossistema do planeta;

 - Desenvolver o bom senso a respeito do meio ambiente;

- Valorizar todas as espécies de vida;

- Promover o senso critico com relação as atitudes inadequadas do homem para com o meio ambiente;

- Desenvolver o senso crítico, estético, bem como ampliar os conhecimentos acerca do sistema solar, rever e reformular algumas explicações que possuem sobre os fenómenos da natureza.

Download - PROJETO EDUCATIVO "SOMOS NATUREZA"

Download - Plano de Atividades 2018/2019

logo_rodape_escola