Sobre Nós



Fundada em 1921, por D. Sílvia Cardoso e localizada em Paços de Ferreira, desempenha uma função social importante junto das famílias carenciadas, tentando sempre adaptar as suas actividades às crescentes necessidades da população.
Em 14 de Março de 1921, data da sua fundação, a Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso abriu como Asilo Creche Santo António, internato de meninas, servindo também refeições à população mais carenciada que acorria às suas portas.
Mais tarde, em 1952 e mantendo a sua função social, o Asilo Creche Santo António obtêm o alvará para abrir primeiro o Colégio S. José e posteriormente Externato Silvia Cardoso, onde muitos tiveram a oportuni-dades de estudar, numa época difícil em que os níveis económicos e os transportes não facilitavam as deslocações para os grandes centros onde existiam liceus e colégios.
Em 1972, o Externato Sílvia Cardoso disponibiliza as suas instalações para o funcionamento provisório da Escola Secundária de Paços de Feneira. Em 1980, as instalações foram entregues à instituição retomando esta as suas actividades com o funcionamento de um Jardim-de-infância.
Em 1982, aquando do centenário da Fundadora foram estabelecidos contactos para a criação da área do Ensino Especial que começou a funcionar em 1985, remodelando os seus estatutos e passando a denominar-se Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso.
Actualmente a Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso, Instituição Privada de Solidariedade Social, apoia crianças/jovens e famílias do Concelho de Paços de Ferreira e concelhos limítrofes.
Neste momento a Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso apoio um total 233 crianças e jovens do Concelho e limítrofes, distribuídos pelas seguintes respostas sociais:

  • Creche
  • Jardim de Infância
  • Centro de Actividades de Tempos Livres
  • Centro de Actividades Ocupacionais
  • Centro de Recursos para a Inclusão

logo_rodape_escola